A ASSOCIAÇÃO PRÓ-ESPORTE E CIDADANIA, também designada pela sigla APECI, é uma associação sem fins lucrativos e apartidária, cujo funcionamento é regido por seu Estatuto Social e pelas demais disposições legais que lhe forem aplicáveis.

A ideia inicial de formação era criar uma associação esportiva e afins, que pudesse ajudar crianças e adolescentes, em especial as mais carentes, sem perder o foco na formação de atletas, no alto rendimento, no cuidado com os idosos e adultos amadores, nas ações esportivas, para desportivas, recreativas e de lazer voltadas para o desenvolvimento humano, social e da cidadania, na inclusão social, na socialização, na qualificação para o trabalho, na saúde e na melhoria da qualidade de vida e bem-estar, apoiando na elaboração e cadastramento de projetos e captação de recursos para estes fins, promovendo o desporto educacional, o desporto de participação e o desporto de rendimento. Outra ideia inicial era tentar ajudar os profissionais da área, em especial os voluntariados, com dificuldades, a terem condições de cadastrar seus projetos e buscar seus recursos nas esferas municipal, estadual, federal e internacional com possibilidade de receber doações diretas, doações com abatimento no Imposto de Renda Pessoa Física (Percentual do Imposto Devido), doações de empresas com abatimento no IRPJ (Percentual do Lucro), via Lei de Incentivo ao Esporte, Esporte Social, etc., realizando uma adequada prestação de contas à sociedade, dentro dos valores morais e da ética. A partir daí foram identificadas outras atividades a serem apoiadas como a arte, a assistência social e a promoção da cultura.

A APECI foi fundada conforme Ata da Assembleia Geral de Constituição em 08 de dezembro de 2015 por 21 pessoas, tendo seu estatuto registrado sob n.o 375, as fls 94, no Livro “A-4” no Cartório do Registro Civil das Pessoas Jurídicas de Igarapava/SP na data de 18 de dezembro de 2015.

Missão:

Apoiar, incentivar, fomentar, desenvolver e promover o esporte, a assistência social, a cultura, o lazer, a recreação e a arte, por meio de ações voltadas precipuamente para crianças e adolescentes, preocupando-se também com a formação de atletas, o alto rendimento, o apoio aos idosos e adultos, o desenvolvimento humano, social e a cidadania, a socialização, a qualificação para o trabalho, a saúde e a melhoria da qualidade de vida.

Visão:

Até 2021, queremos ser uma das melhores associações do Brasil na sua área de atuação.

Ser um centro de referência esportiva, cultural e de lazer, tendo uma estrutura que suporte os projetos a serem desenvolvidos no âmbito municipal, estadual, federal e internacional.

Ser um clube formador de talentos e que garanta o retorno esperado pela sociedade em relação às crianças e adolescentes e a cidadania.

Queremos ser reconhecidos como uma entidade cumpridora dos seus compromissos sociais e que consiga captar os recursos necessários para exercer sua missão.

Uma associação que se importe com seus doadores, apresentando resultados alcançados de forma transparente, bem como o destino dos recursos.

Uma entidade universalista, que sustente os valores morais e que ajude a promover o desenvolvimento sustentável, permeando a moral de integridade e da parceria, com base numa razão ética durante sua existência.